quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Revisão de Filosofia

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA

DISCIPLINA – FILOSOFIA

PROF. RAYMUNDO GOUVEIA

FOLHA DE ESTUDO – REVISÃO PARA A PROVA – IV UNIDADE – 2º ANO

* Na transição do século XVIII para o século XIX, o capitalismo se consolida como sistema econômico. O progresso científico e tecnológico vivenciado a partir do século XIX é outra característica marcante deste período.

* Augusto Comte, pensador francês, é considerado o pai da Sociologia como ciência e fundador do Positivismo.

* O Positivismo, doutrina criada por Comte, é marcado pela extrema valorização do método científico das ciências positivas (experimentais) e pela negação das discussões metafísicas.

* Para Comte, os benefícios da industrialização e do desenvolvimento científico eram inegáveis, por isso o seu otimismo em relação ao progresso social decorrente do capitalismo.

* Comte entendia que o desenvolvimento da sociedade estaria subordinado às leis criadas pelo homem, com base nas leis que regem a natureza. O conhecimento científico (positivo) apresentava-se como o instrumento capaz de transformar a realidade através do domínio da natureza. Entretanto, tal progresso deveria estar subordinado à ordem, daí o lema do positivismo: “ordem e progresso”, o qual inspirou o lema da nossa bandeira.

* O desenvolvimento do capitalismo no século XIX traz consigo também alguns problemas de ordem social: desigualdade, desumanização, exploração do trabalhador, etc. É nesse contexto que surgem as teorias ou correntes socialistas e suas lutas em prol dos menos favorecidos.

* Um dos ideólogos do socialismo é o filósofo alemão Karl Marx, que através do materialismo dialético e histórico procura explicar o movimento evolutivo da sociedade.

* Para Marx, o desenvolvimento da sociedade obedecia aos seguintes estágios de evolução do modo de produção dos bens necessários à sobrevivência: a) comunismo primitivo; b) escravista; c) feudal; d) capitalista; e) socialista.

* Ainda, segundo Marx, o elemento essencial às transformações sociais era a luta de classes, considerada por ele como o “motor da história”. Em cada uma das principais transformações/revoluções ocorridas na história, uma classe social seria protagonista das mudanças. No caso da revolução socialista, o proletariado seria a classe responsável pelas mudanças na sociedade.

* A interpretação dialética da história feita por Marx destaca, no processo de evolução da sociedade, as contradições entre senhores e escravos (na sociedade escravista), entre senhores feudais e servos (no feudalismo) e entre os proprietários dos meios de produção e o proletariado (no sistema capitalista).

* No capitalismo, o surgimento do trabalhador assalariado é um dos fatores de diferenciação deste modo de produção em relação ao feudalismo, marcado pela servidão e pelas relações de suserania e vassalagem, dentre outras características.

* No século XX, o mundo encontrava-se dividido claramente em dois blocos: de um lado o grupo dos países capitalistas, liderado pelos EUA; do outro, o grupo dos países socialistas, sob a liderança da URSS. Este fenômeno ficou conhecido como bipolarização econômica.

* Apesar de todas as suas contradições o capitalismo se mantém vivo no século XXI. O fenômeno da globalização parece ter sido uma das saídas para as crises do sistema. Já o socialismo, pelo menos por enquanto, parece dar seus últimos suspiros, em pontos isolados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário