terça-feira, 24 de maio de 2011

Jorge Agricola

Boa Noite meus alunos.

Segue em anexo as respostas das questões propostas e dos testes
dos capitulos 4 e 5.

(...)

Obrigado,

Saúde e Paz.

Agrícola 
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CAPITULO 4 – Açucares e gorduras: a energia armazenada


Questões propostas para discussão - RESPOSTAS

1. Trata-se da sacarose, constituída por uma glicose e uma frutose, ligadas entre si.


2. Por meio de uma reação de desidratação, ou seja, a reação entre dois monossacarídeos provoca a saída de uma molécula de água.



3. A palavra hidrólise significa “quebra pela água”. Muitas substâncias existentes nos alimentos apresentam moléculas muito grandes e não poderiam penetrar nas células se não sofressem previamente hidrólise.


4. Essas substâncias são chamadas enzimas digestivas.



5. Normalmente, somente os monossacarídeos.


6. Por ser um monossacarídeo, a glicose será absorvida de forma mais rápida no intestino do que um dissacarídeo como a sacarose, que antes deve ser hidrolisado para haver absorção.



7. Trata do fato das configurações, ou a “forma”, dessas moléculas de polissacarídeos não serem iguais, além de poder haver ligações diferentes entre os monossacarídeos constituintes.


8. Para um animal, os óleos e as gorduras têm papel estrutural e ao mesmo tempo de reserva de energia.




Testes - RESPOSTAS
1. D 2. C 3. C 4. D 5. D 6. E 7. A 8. D 9. A 10. D 
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CAPITULO 5 – As substâncias da vida 1: as proteínas


Questões propostas para discussão – RESPOSTAS

1. Aminoácidos são as unidades constituintes das moléculas de proteínas. São moléculas orgânicas com um grupo amina e um carboxila.

2. Enquanto o aminoácido natural é produzido pelo organismo estudado, o essencial precisa estar presente na dieta. É claro que essa classificação vale somente para organismos heterotróficos, já que as plantas produzem os vinte tipos de aminoácidos existentes na natureza.

3. A seqüência de aminoácidos determina não somente a estrutura primária da proteína, como, em última análise, sua estrutura terciária (“forma” ou ainda configuração da molécula).

4. As proteínas dependem de sua forma para reagir quimicamente com alguma substância. Por exemplo, as enzimas somente reagem com um determinado substrato se a forma das moléculas de ambos favorecer essa reação. Nesse caso fala-se em reação do tipo chave-fechadura.

5. A frase é verdadeira. As proteínas representam um conjunto constituído por subconjuntos, que podem ser as enzimas, as proteínas de construção e os anticorpos.

6. a. Chama-se ligação peptídica.
b. A ligação ocorre entre o grupo amina de um dos aminoácidos e o grupo carboxila de outro.
c. Essa molécula denomina-se dipeptídeo.
d. Trata-se dos radicais, partes que diferenciam um aminoácido de outro.

7. Trata-se da idéia de que as enzimas reagem com o substrato devido à sua estrutura terciária, ou “forma”, que seria adequada para promover essa reação. Isso explicaria a especificidade das enzimas em relação a determinado substrato ou grupo de substratos.

8. Observamos um borbulhamento da água oxigenada, tanto num tubo quanto noutro. Isso acontece porque os tecidos vivos contêm a enzima catalase, que acelera a decomposição da água oxigenada em água e oxigênio.

9. Se usarmos batata e carne cozida, o borbulhamento não deverá ocorrer, pois o cozimento desnatura a catalase, modificando sua forma e alterando, portanto, sua função.

10. Não poderíamos fazer tal afirmação. Embora o número total de aminoácidos seja o mesmo, os tipos de aminoácidos e sua seqüência podem ser muito diferentes.

11. Algumas das proteínas presentes nos microrganismos são estranhas em relação ao nosso estoque protéico, funcionando como antígeno. Uma vez exposto a determinado antígeno, o organismo “aprende” a produzir o anticorpo correspondente, que reage com o antígeno, neutralizando-o. Essa produção é lenta no início, mas uma vez estabelecido o processo, estamos imunizados contra esse antígeno, já que se estabelece uma “memória” de imunização. Os anticorpos são específicos, isto é, agem somente contra um determinado tipo de antígeno, reagindo de acordo com o modelo da chave-fechadura.

12. O indivíduo A, porque nele a produção de anticorpos foi muito rápida e atingiu taxas também elevadas, revelando que ele deve ter tido contato prévio com o antígeno.

13. a. O antígeno desencadeia a produção de anticorpos no organismo em que é introduzido. A curva A é a que corresponde às respostas primárias e secundárias.
b. Na resposta primária, a população de anticorpos é lenta e não se chega a uma taxa alta dessas moléculas, que decaem espontaneamente. Na resposta secundária, isto é, após a
segunda dose do antígeno, a produção de anticorpos é mais rápida e atinge níveis bem mais altos do que na resposta primária.

14. Não. Vacina é introduzir o antígeno com a finalidade de estimular a produção de anticorpos pelo próprio organismo. Utilizar soro, como é o caso do antiofídico, consiste em introduzir anticorpos produzidos num outro organismo, prontos para combater o antígeno já instalado.

15. a. A criança poderia contrair o tétano, que é causado por uma bactéria anaeróbia encontrada no solo.
b. O procedimento mais seguro é fornecer à criança o soro antitetânico. O gráfico B corresponderia a esse procedimento que consiste em introduzir anticorpos prontos, cujo nível aumentaria no sangue imediatamente após sua aplicação, como mostrado pela curva.
c. Corresponde à vacinação.


Testes – RESPOSTAS
1.E 2.D 3.B 4.A 5.A 6.A 7.B 8.C 9.B 10.D 11.D 12.B 13.D 14.E 15.C 16.D 17.C 18.C 19.D 20.A 21.E 22.B

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